Quem é Isis Bruder? Saiba um pouco do começo

• "Temos vivido a experiência de acertar e errar, na tentativa de favorecer a construção de um ...

Criciely Cristina Vieira
    Orientadora social - Unidade Champagnat

No dia 19 de junho de 2001 nascia oficialmente a Fundação Isis Bruder, uma entidade social, sem fins lucrativos, com o objetivo de congregar as ações sociais de sua mantenedora, a Primeira Igreja Presbiteriana Independente de Maringá. Mas o trabalho social não começou aí.

Nos anos 60, Maringá era uma cidade nova, um vilarejo pequeno, localizado basicamente onde hoje é o local conhecido como “Maringá Velho”. Nessa época, muita gente vinha de diversas regiões do País e até mesmo de outros países para trabalhar e construir a cidade. Com muitas mães precisavam trabalhar e  não existia creche em Maringá, elas buscavam em Mandaguari, cidade vizinha, o orfanato Lar Estrela de Belém, para deixar seus filhos.

Essa situação comoveu o pastor do orfanato, José Rodrigues de Lima, que veio a Maringá buscar, junto à Companhia Melhoramentos, loteadora da nova cidade, a doação de um terreno para a construção de uma creche. Aqui chegando, conseguiu o apoio do funcionário da Cia, senhor Ulisses Bruder, que intercedeu junto ao seu diretor, doutor Hermann Moraes de Barros, que autorizou a doação do terreno para a construção de uma creche em Maringá.

O pastor teve dificuldades de tocar a obra, devido à distância de Mandaguari. E, foi  na Primeira Igreja Presbiteriana Independente de Maringá que encontrou os valores e ideais que objetivava para o projeto. Nasceu então a Casa Maternal Evangélica de Maringá,
em 02 de julho de 1969, que hoje é a Unidade Vó Tita, da Fundação Isis Bruder.

A cidade foi crescendo, novos bairros foram surgindo e as necessidades sociais também foram aparecendo. Já na década de 90, várias crianças e adolescentes se reuniam perto da catedral. Ali passavam o dia nas ruas, cuidando dos carros. Muitas dessas crianças eram provenientes do bairro Santa Felicidade. Esse fato despertou a atenção de alguns membros da Primeira Igreja Presbiteriana Independente, que fica próximo dali, na Avenida Tiradentes. Um dos jovens da igreja começou a se aproximar desses meninos e convidou-os para tomar um café na igreja. A relação se tornou mais constante e, com isso,  o grupo de crianças e adolescentes passou a se reunir na cozinha da igreja todos os domingos. Nascia assim o Projeto Renovo, em 1993.

A mobilização do Projeto Renovo conquistou, junto à prefeitura, a doação de uma área no bairro Champagnat, para acolher as atividades. Devido à distância do bairro Santa Felicidade, a área doada no bairro Champagnat passou a receber a comunidade do entorno, que já apresentava uma grande demanda de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. Nascia assim, em 1998, a atual Unidade Champagnat da Fundação Isis Bruder.

As três ações sociais: Casa Maternal, Projeto Renovo e Projeto Champagnat aconteceram simultaneamente durante vários anos, cada qual demandando o envolvimento e recursos dos membros da igreja, concorrendo entre si para sua manutenção.

Diante disso, um grupo de pessoas começou a organizar uma instituição que englobasse as três iniciativas e potencializasse os esforços. O resultado desse planejamento ocorreu em 17 de dezembro de 2000, quando foi aprovada, em Assembleia Extraordinária, a criação de uma instituição única, que reunisse as ações sociais desenvolvidas pela igreja. Nasce, então, a Fundação Isis Bruder.